ALERTA E ORIENTAÇÕES SOBRE O CARAMUJO AFRICANO

Saúde - Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2025


ALERTA E ORIENTAÇÕES SOBRE O CARAMUJO AFRICANO

A Prefeitura Municipal de Mococa, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população sobre a presença do caramujo africano, um molusco invasor que vem causando sérios impactos na saúde pública e no meio ambiente, a conscientização sobre os riscos e os cuidados necessários é fundamental para o controle desta espécie.

QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TOMAR

A principal medida para o controle do caramujo africano é a catação manual, evitando o uso de pesticidas devido à alta toxicidade dessas substâncias. Para realizar a catação de forma segura, é recomendado usar luvas ou sacos plásticos para proteger as mãos.

COMO ELIMINAR APÓS A CATAÇÃO

O IBAMA, através do Plano de Ação para o Controle do Caramujo Africano, orienta que os assim que coletados devem ser esmagados, cobertos com cal virgem e enterrados. Outra alternativa é ferver água e despejá-la em um recipiente para matar os caramujos recolhidos, ou então incinerá-los, sempre com segurança.
 

Os caramujos podem ser ensacados e descartados no lixo comum, mas é fundamental quebrar as conchas antes para evitar o acúmulo de água, que pode se tornar um foco de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Prefeitura Municipal


Mococa