Mococa, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (19) 3656-9800 /

Cultura - Quarta-feira, 03 de Janeiro de 2024

ILUMINA FESTIVAL 2024: CELEBRANDO A MÚSICA CLÁSSICA E A TRANSFORMAÇÃO CULTURAL EM MOCOCA

9ª edição do renomado festival internacional traz artistas de diversos países e destaca a temática "Cores" em programação gratuita.

O Ilumina Festival, um dos eventos mais prestigiados da América Latina dedicado à música clássica, anuncia sua 9ª edição, que ocorrerá de 7 a 14 de janeiro de 2024, nas cidades de São Paulo, Mococa e Caconde. Com uma programação envolvente e inclusiva, o festival busca democratizar o acesso à música clássica no Brasil e proporcionar uma experiência única tanto para músicos quanto para o público.

Fundado em 2015 pela renomada violista norte-americana Jennifer Stumm, o Ilumina cresceu a partir de suas origens em uma fazenda de café para se tornar um marco no cenário musical internacional. Com a proposta de integrar músicos profissionais de diversas partes do mundo a jovens talentos de contextos socioeconômicos desafiadores, o festival culmina em seis concertos inéditos e gratuitos, que serão apresentados a partir de 7 de janeiro em locais emblemáticos como a Sala São Paulo, o Teatro Municipal de Mococa, a Serra do Cigano e a Fazenda Ambiental Fortaleza em Igaraí, esta última também sede dos ensaios diários.

A temática escolhida para a edição de 2024, intitulada "Cores", explora a interseção entre o mundo visual e musical, desafiando a percepção comum. Inspirada pela sinestesia, a programação abrange tanto a música popular quanto a clássica brasileira, oferecendo uma experiência sensorial memorável. A fundadora do Ilumina, Jennifer Stumm, destaca: "Cores é uma exploração sonora das fronteiras entre o que vemos e ouvimos. Neste momento de instabilidade global, o festival de 2024 nos convida a considerar tons de cinza, o complexo intermediário e o poder da metamorfose."

A participação de 40 artistas de 13 países, incluindo nomes como Seth Parker Woods, Tai Murray, Amalie Stalheim, Edmundo Carneiro e Henja Semmler, promete uma experiência única para o público mocoquense. O festival reforça seu compromisso em destacar talentos locais, incluindo músicos brasileiros como Bruno Lima, Felipe Bueno e Pedro Gadelha.

Além dos concertos, o Ilumina Festival também desempenha um papel ativo na transformação cultural e social. Ao longo dos anos, tem facilitado a integração de talentos sul-americanos com artistas internacionais, proporcionando oportunidades valiosas para jovens músicos. O programa EQUAL MUSIC, que promove a igualdade de gênero na música clássica, e os Concertos ECO, levando música a comunidades rurais, são apenas algumas das iniciativas que demonstram o compromisso do Festival Ilumina com a diversidade e inclusão.

A programação em Mococa e no distrito de Igaraí inclui apresentações no Teatro Municipal de Mococa e um EcoConcerto na Fazenda Ambiental Fortaleza, ambos eventos gratuitos e abertos ao público. O Ilumina convida calorosamente a população mocoquense a prestigiar e participar deste espetáculo único que une música, arte e transformação cultural.

Programação em Mococa e Igaraí:

Mococa: 10/01, quarta-feira, às 19h

- Teatro Municipal de Mococa

- Local: Rua Cel Diogo, 82 - Centro, Mococa/SP

Igaraí: 11/01, quinta-feira, às 17h

- EcoConcerto na FAF (Fazenda Ambiental Fortaleza)

- Local: Serraria da Fazenda Ambiental Fortaleza (Distrito de Igaraí, Zona Rural, SN - Mococa)

Evento gratuito e aberto. População mocoquense, venha prestigiar e participar deste show!

Para mais informações sobre a programação completa e atividades do Ilumina Festival, acesse: https://iluminamusic.com/br/festival