Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Mococa, terça-feira, 21 de setembro de 2021 Telefone (19) 3656-9800

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 12:00 às 18:00 Horas

Prefeitura Municipal  de Mococa
Ter
21/09
39 °C
21 °C
Índice UV
10.0
Quar
22/09
32 °C
18 °C
Índice UV
10.0
Quin
23/09
32 °C
14 °C
Índice UV
10.0
Sext
24/09
32 °C
21 °C
Índice UV
10.0

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

História

 

Por volta de 1840, as terras do município de Mococa, pertenciam a Sesmaria do espanhol D. Tomás, e faziam parte da comarca de Mogi-Mirim. Nessa época lavradores de Minas Gerais, atraídos pela topografia favorável do solo e suas riquezas naturais, começaram imaginar, formando ali uma nova povoação. Conta a história que, em 1839, o abastado lavrador Antônio José Gomes e sua mulher, doaram a São Sebastião 16 alqueires de terra. Quatro anos depois, o povoado transferiu-se as margens do Ribeirão do Meio, nas terras de José Gomes de Lima.

Em 1814, erigia-se no local a Capela Curada, com o nome de São Sebastião da Boa Vista. Segundo a tradição, o topônico Mococa apareceu em 1844, quando o capitão – mor Custódio José Dias – que fora até ali para caçar – empregou a frase: “Olhem aí para a mocoquinha”.

MU – significa pequeno;
CO – que quer dizer esteio;
OCA – casa.
Portanto referia-se as casas de pequeno esteio do lugar.

No ano de 1846, começou a ser praticada a lavoura do café, que mais tarde tornara-se a principal fonte de riquezas do município. Desmembrado do município Casa Branca, criou-se o município de São Sebastião da Boa Vista, com sede na Vila do mesmo nome, por Lei Provincial n.º. 29, de 24 de Março de 1871. A comarca Mococa foi criada por Lei Estadual n.º. 80 de 25 de Agosto de 1892.

 

Brasão e Bandeira

 

O Brasão de Armas de Mococa foi criado pelo historiador Alfonso Escragnolle Taunay, descrito em linguagem heráldica e confeccionado em são Paulo.

• O escudo é redondo português, cortado em dois quartéis. No primeiro quartel situam-se, em chefe, cinco escudetos, assim especificados, da esquerda para a direita.
• A cruz latina de outro em campo azul relembra a figura do povoador Diogo Garcia da Cruz.
• A folha da figueira em campo de prata, rememorando Gabriel Garcia de Figueiredo, é símbolo da Família Figueiredo no velho armorial português.
• A capelinha, ao natural, evoca a Capela Primitiva de São Sebastião da Boa Vista em torno da qual cresceu Mococa.
• As palas de goles em campo de ouro,provem do escudo de Limas no velho armorial português, relembra a figura de José Cristovam de Lima, pioneiro do desbravamento das terras mocoquenses.
• A estrela de dez pontas, de ouro em campo azul, atributo do nome Dias, também do armorial português, rememora o povoador Custódio José Dias.

 

 

• No segundo quartel do escudo, ao natural, reproduz o trabalho do Visconde de Taunay, datado de 1865, o mais velho documento iconográfico da história de Mococa. A vista da Fazenda Alegria, que pertenceu a Diogo Garcia da Cruz ,onde ele se instalou ao chegar nestas paragens.
• Separando os dois quartéis, aparece o renque de casinhas toscas e primitivas, segundo regras da heráldica portuguesa. São renques de mocoquinhas, ou casas de pequeno esteio.
• A faixa azul em campo de prata, evoca o Ribeirão do Meio, característica da topografia urbana de Mococa.
• Em cima do escudo a coroa mural de prata primitiva das municipalidades aparece esplendorosa. Como suportes, dois ramos de café pintados ao natural, ladeando o escudo e relembrando a cultura cafeeira, base da economia do município.
• No listel, logo abaixo do escudo, inscreve-se em letras de prata a divisa da cidade: Terra Mea Paulista Generosa, que se traduz: “Terra minha, Paulista e Generosa”.

 

Fundadores

Venerando Ribeiro da Silva, José Pereira dos Santos e Gabriel Garcia de Figueiredo.

 

 

Diogo Garcia de Figueiredo, José Christovam de Lima e José Gomes de Lima.

Processo Seletivo Simplificado

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 12:00 às 18:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagram

CONTATO

R. Quinze de Novembro, 360
Centro
Mococa - SP
CEP: 13730-020
Telefone: (19) 3656-9800
E-mail: gabinete@mococa.sp.gov.br

Ver Localização

Prefeitura Municipal de Mococa - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.