Mococa, sábado, 04 de maio de 2024 Telefone (19) 3656-9800 /

Desenvolvimento Social e Habitação

O que achou do serviço?

tick image
Você ainda não avaliou o serviço!

Avaliações opcionais

Esta seção é destinada às avaliações não obrigatórias dos serviços. Você pode ignorar caso queira apenas informar seu grau de satisfação.

No que podemos melhorar?

Quer comentar sua avaliação?

Caso queira receber uma resposta sobre sua avaliação, informe

Descrição:

O que é?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), constitui-se numa unidade pública estatal, responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

• Fortalecer as redes sociais de apoio da família;
  • Contribuir no combater a estigmas e preconceitos;
  • Assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência visando sua integridade física, mental e social;
  • Prevenir o abandono e a institucionalização;
  • Fortalecer os vínculos familiares e a capacidade protetiva da família.

Como funciona
O CREAS oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida.

O atendimento é prestado no CREAS, ou pelo deslocamento de equipes em territórios e domicílios, e os serviços devem funcionar em estreita articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outras Organizações de Defesa de Direitos, com os demais serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.

Serviços Prestados

- A unidade oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias, além de acolhimento institucional para pessoas com deficiência vítimas de violação de direitos, sem vínculos com a família. É ofertado ainda o serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no CREAS também se oferece informações, apoio à família e estimula a mobilização comunitária.

- Serviço Especializado em Abordagem Social:  A Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua é um serviço referenciado ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS com a finalidade de assegurar atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais, fortalecendo a função protetiva das famílias diante de um conjunto de condições que as vulnerabilizam. Serviço realizado pela equipe técnica, com apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Caps AD.

- Concessão de Passagens rodoviárias para Pessoas em Situação de Rua: Concessão de passagens para pessoas em situação de rua. Regularizamos a compra através das concessionárias – Viação Santa Cruz e Fábio Turismo. As passagens são adquiridas e válidas por 1 ano. Anteriormente era necessário a solicitação de numerário para essa compra e o deslocamento de funcionário até o Terminal Rodoviário. O atendimento é realizado pelos técnicos do CREAS.

- Acolhimento de Inverno para Pessoa em Situação de Rua: Serviço realizado no período compreendido de Abril a Agosto, no Espaço Nova Vida. Atendimento noturno, com refeição, local para banho e acompanhamento da equipe técnica do CREAS com apoio da Guarda Civil Municipal. Salientamos também que quando necessário o atendimento de mulheres, encaminhamos para hospedagem em hotel.

- Grupo de Gestantes de Alto Risco: Realizados acompanhamentos e discussão de casos juntamente com a equipe do CRAS e também com a Saúde, através das equipes de Atenção Básica.

Requisitos:

Crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e suas famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.

Serviço Online:

Telefone:

Celular:

Não Informado!

creas@mococa.sp.gov.br

Local:

Praça José Manoel, 80 Centro.

Período de Solicitação:

Durante todo o ano.

Meios de Contato:

Pelo telefone, e-mail ou endereço do CREAS.

Dia e Horário de Atendimento:

De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Documentos Necessários:

Prazo:

Forma de Acompanhamento:

Pelo telefone, e-mail ou endereço do CREAS.

Observações:

Links Úteis: